17 outubro 2014

MENSAGEM DA DIREÇÃO

MENSAGEM DA DIREÇÃO

            Caros associados e amigos.
Vai a Câmara Municipal de Bragança e a Academia de Letras de Trás-os-Montes prestar a merecida homenagem ao Professor Doutor Ernesto José Rodrigues, cumpridos que são quarenta anos da sua vida literária. O evento decorrerá no próximo dia 13 de Dezembro, conforme o programa aqui divulgado.
Sendo certo que dispensa qualquer apresentação, permitam-me, no entanto, que lhes lembre que Ernesto Rodrigues é doutor em Letras pela Universidade de Lisboa e professor na Faculdade de Letras da mesma universidade. Do seu riquíssimo curriculum vitae, destacamos apenas as funções de leitor de Português na Universidade de Budapeste, onde desenvolveu um notável trabalho de aproximação cultural entre a Hungria e Portugal que, aliás, está a prosseguir, com diversas atividades de cooperação entre ambos os países. No distrito de Bragança, foi professor na Escola Superior de Educação e membro do Conselho Científico da Escola Superior de Tecnologia do IPB, de Mirandela, e de outras instituições do ensino superior.
Como escritor, poeta e ensaísta possui uma vasta obra que foi elaborando ao longo destes quarenta anos de atividade literária. Correndo o risco de pecarmos por defeito, referimos o romance Torre de Dona Chama, O Romance do Gramático, A Casa de Bragança, Fastigínia, Passos Perdidos (a ser lançado no âmbito da homenagem), obras integradas num muito mais vasto trabalho no campo da poesia, do romance, do ensaio literário e da tradução de autores consagrados.
Para a celebração dos quarenta anos da vida literária, a Academia de Letras de Trás-os-Montes solicitou ao realizador cinematográfico Leonel Brito a produção de um documentário sobre a vida e a obra do escritor, com o título “Ernesto Rodrigues – 40 anos de vida literária”, trabalho a apresentar também nesse dia.
Por todas estas razões, vimos convidá-los a participar neste evento que é dedicado às letras transmontanas, por via da homenagem ao escritor e poeta Ernesto Rodrigues, o primeiro Presidente que foi da Direção desta Academia e que a ela se mantém ligado, dirigindo os trabalhos da sua Assembleia Geral.
Com as nossas saudações académicas.

António Pinelo Tiza

(Vice-Presidente da Direção)

Ernesto Rodrigues - 40 Anos de Vida Literária - PROGRAMA

Sem comentários: