23 abril 2014

Ainda os lugares, por António Sá Gué


 De facto, nestas terras, não existem grandes monumentos de invejável beleza e de admirável grandeza, como existem noutras regiões, nacionais ou estrangeiras. É como se não existissem factos históricos a comemorar, como se a alma humana, por pequenez ou abandono, não sentisse essa necessidade de deixar marcas aos vindouros. Tenho as minhas explicações, corretas ou não, pouco interessa. Aquilo que posso afirmar, com clareza, é que a alma do povo é grande, isso eu sei, apesar de nunca a ter medido, mas conheço-a como a palma da minha mão, é de lá que venho. Estas coisas sabem-se, sentem-se mas não são mensuráveis.
Eu sinto essa grandeza perante uma pequena ermida, uma capela, uma grande pedra. Sinto a grandeza do tempo que passou por ela, sinto a grandeza do esforço de quem a construiu, de quem a içou na roldana, o suor de quem a moldou, de quem se encostou a ela. Gosto de pensar que nos caminhos vivem as almas de quem os calcorreou milhentas vezes, e de olhar para as marcas da erosão como as marcas dessas almas. Gosto de pensar que a pedra quadrada da parede de uma pequena igreja adquiriu o sentir do pedreiro que a talhou. Gosto de pensar que os locais e as coisas adquirem o espírito do tempo. Gosto de olhar para elas e tentar captar esse mesmo espírito que acredito encerrarem.
Nesta minha ingenuidade, acabo por falar de uma capela como se fosse a maior obra de arte, acabo por falar das coisas com uma paixão e um sentimento que não correspondem às constatações objetivas. Gosto de falar delas com a importância que tiveram, para quem as construiu, mas que em boa verdade não passam de meras paredes erguidas, a quem o tempo geológico não perdoará.
.
António Sá Gué

In: Quadros da Transmontaneidade


Sem comentários: