23 fevereiro 2016

CHAVES: Encontro luso-galaico de escritores, dias 15, 16 e 17 de abril

 
“Ponte Escrita” é o nome do encontro luso-galaico de escritores, que Chaves irá receber dias 15, 16 e 17 de abril. A iniciativa foi a vencedora da ação “Promoção e Dinamização - Projetos de âmbito Social, Cultural e Desportivo” do Orçamento Participativo (OP) 2015, com 192 votos, e um orçamento de 15 mil euros, e pretende incentivar a leitura e a escrita, bem como divulgar a cidade nos seus aspetos culturais.
 

O referido encontro de escritores foi apresentado publicamente na passada sexta-feira, dia 19, na Biblioteca Municipal. A apresentação esteve a cargo do coordenador do projeto, Altino Rio e de Sílvia Alves.
 
 O Presidente da Câmara Municipal de Chaves agradeceu a ambos a ideia, bem como a todos os participantes na última edição do OP. António Cabeleira lembrou os presentes que o Orçamento Participativo é um processo democrático de participação, que visa fomentar uma cidadania ativa, promovendo o envolvimento dos cidadãos e das organizações da sociedade civil nas estratégias de governação do concelho.

Como resultado deste intercâmbio entre 15 escritores (12 portugueses e 3 espanhóis) e a população, será produzido um livro com narrativa ficcional. Todos os escritores deverão escrever um conto, inspirado nos locais e património que visitarão.

Além da visita aos locais, previamente selecionados por uma personalidade local, está também agendado um encontro com os escritores nos estabelecimentos de ensino, um jantar cultural, uma tertúlia na Biblioteca Municipal e uma Feira do Livro.

 

Programa

(provisório)

15 , 16 e 17 de Abril

Visita a locais e património

 

15 de Abril

Encontro de alguns escritores com professores e alunos das escolas da cidade (tarde)

Jantar cultural com os escritores e população (noite)

 

16 de Abril

Tertúlia com escritores e população (noite)

 

Sem comentários: