21 setembro 2015

«Tertulia sobre Trás-os-Montes e Alto Douro e os seus escritores

Ao C/ do Presidente e de toda a Direcção da Academia: 

Para conhecimento da Direcção e na sequência do convite que me foi feito pelo Dr. António Chaves para o representar na «Tertulia sobre Trás-os-Montes e Alto Douro e os seus escritores, que decorreu na Biblioteca do Porto, no Pavilhão dos Jardins do Palácio de Cristal, integrado na Feira do Livro pelas 16 h do dia 20 de Setembro , cuja iniciativa ficou a dever-se à Empresa Traga-Mundos, de António Alberto Alves, informo que procurei cumprir a incumbência, desde a abertura até final. A Tertúlia foi moderada pelo n/ Associado Sagué, que chamou para a mesa  o Filósofo Francisco Alves e a Drª Hercília Agarez. Todos eles centraram o seu depoimento no papel dos autores Transmontanos, acentuando a identidade, os aspectos relacionados com a antropologia cultural, com qualidade e quantidade dos muitos e bons autores que a Região teve, desde os primórdios da nacionalidade. Não foram esquecidos os três vultos da literatura que este ano nos deixaram, nomeadamente: Amadeu Ferreira, Luísa Dacosta e Bento da Cruz.
O moderador convidou-nos, na qualidade de representante do Presidente da Direcção da Academia para esclarecer os participantes das vantagens de sermos cada vez mais solidários e coesos na defesa dos nossos valores.
 Usaram ainda da palavra os autores: Jorge José Alves e Virgínia Cunha que falou do êxito do V Encontro de Escritores Transmontanos em Macedo de Cavaleiros, onde a Academia também esteve representada por três membros da Direcção. Sou de opinião que esta tertúlia teve apenas uma hora de debate e deveria funcionar como experiência para fins de semana, em sistema rotativo pelos núcleos dos grupos de associados de que se falou na reunião de Direcção de 6 de Junho último. Marcaram presença cerca de três dezenas. É que no fim desta tarde de Domingo, o promotor deste Encontro conseguiu reunir muita gente interessada em falar e ouvir falar de os seus comprovincianos. Vários nos disseram que vinham para intervir e trocar experiências. E que uma hora passou depressa.Também eu regressei a Guimarães radiante com o que ouvi não só dos três membros da Mesa, mas também a resignação de quem ali foi para passar horas. O infatigável António Alberto Alves que criou e dirige a Livraria Traga-Mundos, já provou ser pioneiro destacado nesta dimensão cultural que faz escola, gera movimentos culturais, concilia produtos tão diversificados como a difusão dos melhores vinhos do Douro e de toda a região, de produtos da terra e de livros, novos e velhos  e até consegue espaço em ambientes como foi este da Feira do Livro do Porto. Com a Traga Mundos colaborou a Editora Lema d' Origem. Guimarães, 20/9/2015 . 

Barroso da Fonte

 

3 comentários:

António Sá Gué disse...

O meu pseudónimo literário é: António Sá Gué.

MariaIdalinaBrito disse...

António Sá Gué e
Virgínia do Carmo

Odete Ferreira disse...

Parabéns pela atividade!
:) :)