18 agosto 2020

Aniversário de nascimento de Miguel Torga - 113 anos

 Comemoração em dia de aniversário

Miguel Torga – o pretexto

 

No dia 12 de agosto, pelas 16:00, a Academia de Letras de Trás-os-Montes e o Município de Montalegre /Biblioteca Municipal, em parceria, levaram a efeito a atividade “Miguel Torga – o pretexto – à conversa com os nossos autores locais”, para assinalar a data de nascimento do poeta. Nesta atividade, realizada por videoconferência, participaram cerca de 30 autores quer associados, quer interessados na obra torguiana.

A sessão foi aberta e coordenada pela Bibliotecária da Biblioteca de Montalegre, Gorete Afonso, dando as boas-vindas e manifestando a satisfação em realizar uma primeira sessão nestes moldes digitais. Congratulou-se pelo facto do escritor ter passado por terras de Barroso, e registado essas visitas principalmente na obra diarística. Assunção Anes Morais, Presidente da ALTM, agradeceu a iniciativa ao Município de Montalegre e a presença dos participantes, residentes em várias cidades do país e no estrangeiro, e fez uma breve leitura dos dados biobibliográficos do escritor. Realçou um excerto do livro «Portugal», dando destaque à parte que se intitula “Reino Maravilhoso”, e a vários poemas como “A um Negrilho”, Sísifo”, “Segredo”, “Ariane”. Foram, ainda, lidas algumas passagens do «Diário» referentes a Montalegre e ao Barroso como, por exemplo, a referência à Feira do Prémio, na qual o escritor também participou.

Dada a palavra aos vários participantes, alguns dos autores locais, naturais do concelho de Montalegre, falaram do conhecimento que tiveram com o escritor e/ou do contacto com a sua obra. Outros leram poemas de Torga ou sobre Torga, fazendo referência às suas incursões pela literatura.

A sessão terminou com a audição de fados de Coimbra, já que Torga estudou, viveu, trabalhou e partiu da cidade dos estudantes.

Foi desta forma singela, mas inovadora, que se lembrou o poeta que faria 113 anos, se estivesse entre nós. Os autores nunca morrem, pois a melhor homenagem que podemos oferecer aos nossos escritores é ler as suas obras.






Sem comentários: