11 abril 2020

TROFA



Concurso Lusófono - Conto Infantil - Trofa 2020
Está de volta o Concurso Lusófono da Trofa com o objetivo de incentivar a criatividade literária premiando uma obra inédita de um autor lusófono.
Este é um dos concursos literários mais prestigiados e mais conhecidos dos países lusófonos, e a edição 2020, termina a 31 de maio.
As obras a concurso devem ser enviadas, sob pseudónimo, até ao último dia útil do mês de maio de 2020 (31 de maio) e em Portugal, podem fazê-lo, em mão (até às 18h00, do último dia útil do mês de maio de 2020 (31 de maio), na Casa da Cultura da Trofa, Avenida D. Diogo Mourato, durante o horário do expediente ou via correio, através de carta registada.
Já nos outros países a entrega dos contos pode ser efetuada no Centro Cultural Português em Luanda (Angola), no Centro Cultural Português em Brasília (Brasil), no Centro Cultural Português na Praia no Centro Cultural Português na Praia – polo Mindelo (Cabo Verde), no Centro Cultural Português em Bissau (Guiné-Bissau), no Centro Cultural Português em Maputo e no Centro Cultural Português em Maputo – Polo da Beira (Moçambique), no Centro Cultural Português em S. Tomé e no Centro Cultural Português em S. Tomé – Polo da Ilha do Príncipe (S. Tomé e Príncipe), no Centro Cultural Português em Díli (Timor) e na Embaixada de Portugal em Malabo (Guiné Equatorial).
Recorda-se que esta iniciativa organizada pela Câmara da Trofa com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. defende e consolida a língua portuguesa como expressão universal da cultura lusófona, além de motivar a produção literária.
Este Concurso literário internacional que aposta na promoção e salvaguarda da literatura infantojuvenil, que fomenta o gosto pela leitura, estimulando o espírito de iniciativa, ao mesmo tempo que desenvolve e incentiva a escrita criativa, estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e Timor.
A concurso estão o Prémio Matilde Rosa Araújo no valor de 2000 euros, ainda o Prémio Ilustração no valor de 1500 euros e o Prémio Lusofonia no valor de 1000 euros. Os vencedores serão revelados nas Comemorações do Aniversário do Município, em novembro.
A Trofa prepara-se desta forma, para galardoar mais um conto infantil inédito, criado em português, que irá assim, juntar-se aos vários livros infantis editados pela Câmara Municipal, no âmbito do Concurso que é já considerado uma referência internacional na área da literatura e da criação e expressão literária em português.
Esta iniciativa organizada pela Câmara da Trofa com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. defende e consolida a língua portuguesa como expressão universal da cultura lusófona, além de motivar a produção literária.

Sem comentários: