25 outubro 2019

MIRANDELA


Caros associados da Academia de Letras de Trás-os-Montes,

Decorreu, como anunciado, no dia 18 de outubro, pelas 18:00 horas, no Museu Armindo Teixeira Lopes, Mirandela, a apresentação da Coletânea “ROSTOS DE TERRA”, edição da ALTM.
O Município de Mirandela acolheu de braços abertos a iniciativa da ALTM, traduzindo-a no terreno, pela movimentação de vários recursos humanos, pela ampla divulgação, pela atuação da ESPROARTE e pela oferta do Porto de Honra, coadjuvada pela associada, coautora e membro da direção, Odete Costa Ferreira. O evento cumpriu-se na plenitude dos seus objetivos: o nome da Academia, o dos seus associados e, no caso, os coautores desta excelente obra, chegou mais longe e a um público de cerca de 50 pessoas, sendo visível, nos seus rostos, a fruição do momento, proporcionada pela emotiva e apelativa apresentação.
Após a belíssima atuação da ESPROARTE, a sessão foi aberta pela presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes, Assunção Anes Morais, que, no uso da palavra, apresentou os princípios norteadores da mesma, destacando a produção e divulgação literária dos seus associados. Destacou, ainda, o acolhimento por parte da Câmara Municipal de Mirandela, na pessoa da Senhora Presidente, Júlia Rodrigues, e a presença da ALTM em eventos mirandelenses como o Palavrarte, a apresentação da coletânea “Gentes e Lugares”, no ano anterior, e a realização do almoço de Natal dos associados.
Seguidamente, a apresentação da Coletânea ROSTOS DE TERRA coube a Odete Costa Ferreira, membro da direção, que fez a análise global, começando por referir o seu processo de nascimento, o tema – figuras marcantes da região, (da política, da arte, da literatura, da religião ou de outro tipo), quer fossem figuras individuais ou coletivas, objetivos expressos no regulamento. Particularizou, ainda, os textos dos associados presentes, nomeadamente dos naturais do concelho de Mirandela, fazendo breves incursões sobre os mesmos. Esta apresentação foi pautada pela emoção e memória por parte da apresentadora, destacando nomes de referência do concelho de Mirandela.
A sessão foi encerrada pela Presidente da Câmara, Júlia Rodrigues, que agradeceu a presença de todos e felicitou as várias iniciativas da Academia na região e, principalmente, no concelho de Mirandela. Manifestou, também, o reconhecimento das atividades que têm sido desenvolvidas em prol da divulgação da cultura e literatura transmontanas. No final, foi servido um porto de honra, proporcionando um agradabilíssimo convívio entre os associados e o público presente.
É, pois, com orgulho que partilhamos com todos os associados este momento na divulgação dos autores transmontanos.














Sem comentários: