12 junho 2019

MONTALEGRE


20.ª Feira do Livro

A Academia de Letras de Trás-os-Montes em Montalegre

Nos dias 1 e 2 de junho, a Academia de Letras de Trás-os-Montes marcou presença na 20.ª edição da Feira do Livro de Montalegre.
No dia 1 de junho, sábado, pelas 18:00 horas, teve lugar a apresentação do  livro “Em Maio – Poemas e CD – Terra Amada” de Custódio Montes, barrosão e associado da ALTM, perante uma plateia de amigos, conhecidos e familiares. A sessão foi aberta pelo Presidente da Câmara, Orlando Alves, dando as boas-vindas e elogiando o trabalho desenvolvido em prol da cultura barrosã. O livro foi apresentado por José Machado, também barrosão, professor e músico, que abordou o livro de forma lúdica e pedagógica. No final, seguiu-se uma sessão de Fados no espaço “Café com Letras”, que encantou todos os presentes.
No dia 2 de junho, domingo, realizou-se a atividade LER+ com a Academia de Letras de Trás-os-Montes (ALTM). A tarde foi dedicada aos escritores da terra, dando-se primazia à apresentação de três livros. A sessão foi aberta pela vereadora da educação, Fátima Fernandes, dando as boas-vindas e seguiu-se a Bibliotecária Municipal, Gorete Afonso, que sublinhou a importância destas parcerias em questões culturais e afirmando a necessidade de dar a conhecer os escritores transmontanos. Em seguida, deu-se início à apresentação dos três livros constantes no programa.
O primeiro livro apresentado intitula-se “Palavras à procura de voz” de Artur Ferreira Coimbra, natural de Salto e residente em Fafe. Este livro assinala os 40 anos de vida literária, contados a partir da publicação da sua primeira obra “O Prisma do Poeta” (1978). Este livro inclui, ainda, testemunhos de amigos a propósito dos 40 anos de poesia do autor. O autor fez questão de ler alguns excertos mais elucidativos à região.
Seguiu-se a apresentação do livro “Crónicas do Tempo da Guerra por quem as viveu” de Barroso da Fonte, natural de Codeçoso e residente em Guimarães, que explicou o motivo do aparecimento desta obra, mais precisamente no momento em que celebrou 80 anos de vida. Estas crónicas foram escritas no período em que o autor esteve em Angola, no serviço militar, escrevendo para jornais semanais da região.
Finalmente, seguiu-se a apresentação da coletânea “Gentes e Lugares – Contos e Contas de Autores Transmontanos”, edição da ALTM, pela Presidente da Direção, Assunção Anes Morais, que realçou a participação de 36 autores que aceitaram o desafio de escrever contos alusivos às terras, aos lugares e às gentes transmontanas. A coletânea, cuja capa é ilustrada por uma tela de Nadir Afonso, é uma obra que realça o gosto pela identidade da região e pelo território. No final, foram lidos excertos de contos da coletânea, permitindo despertar a leitura das páginas de “Gentes e Lugares”.
Perante uma plateia atenta e numerosa, destaca-se a presença assídua de vários associados da Academia de Letras de Trás-os-Montes e de vários ouvintes e leitores atentos à cultura e à literatura.
No final da sessão, os presentes foram convidados a visitar a Feira do Livro que mereceu os melhores aplausos.
Destaca-se, ainda, que nesta Feira do Livro foi constituída, através da assinatura de um protocolo, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Tâmega (RIBAT) – 13.ª a nível nacional – que envolve a CIM do Alto Tâmega, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
Finalmente, acresce dizer que, no dia 5 de junho, foi entregue o Prémio Literário Bento da Cruz a Abel Neves, pelo romance “O Espírito das Vacas”. Assim se faz cultura na região.











Sem comentários: