29 novembro 2018

BRAGANÇA

II Ciclo de Conferências - Biblioteca Adriano Moreira -
Prémio Literário da Lusofonia Prof. Doutor Adriano Moreira
O Conselho de Curadores da Biblioteca Adriano Moreira instituiu o “Prémio Literário da Lusofonia Prof. Doutor Adriano Moreira”, cuja apresentação pública ocorreu no passado dia 23 de novembro, pelas 21:00 horas, em Bragança, na Biblioteca que tem o seu nome. Este prémio foi apresentado no decurso do evento “II Ciclo de Conferências – Biblioteca Adriano Moreira”, sob a temática “Terrorismo Global: Mitos e Realidades”, proferida pelo Prof. Doutor José Pinto, precedida de uma pertinente e lúcida intervenção do Professor Doutor Adriano Moreira sobre os acontecimentos que marcaram a história do século XX, as suas consequências, correlação de forças entre países, emergência dos populismos e os seus receios num mundo cada vez mais desigual.
A sessão, aberta pelo Presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, que apresentou o segundo ciclo de Conferências, revelou-se uma ótima oportunidade para se ouvir e discutir os pontos de vista dos dois Professores, Adriano Moreira e José Filipe Pinto, referentes à realidade atual, aos mitos associados ao conceito de terrorismo global, numa conversa aprofundada sobre valores e futuro.
Num segundo momento, o Eng. Jorge Nunes apresentou, em linhas gerais, todo o percurso e ligação ao Professor Adriano Moreira e a ligação a Bragança, passando pela entrega do espólio da sua biblioteca até à formação do Conselho de Curadores da Biblioteca Adriano Moreira. Após esta apresentação e das diligências realizadas, foram ainda referidas as várias instituições que o integram e as atividades planeadas.
À Presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes, Assunção Anes Morais, coube salientar alguns aspetos de maior relevância do regulamento do referido prémio, dinamizado pela Academia de Letras de Trás-os-Montes, em colaboração com o Conselho de Curadores da Biblioteca Adriano Moreira, a Câmara Municipal de Bragança, o Instituto Politécnico de Bragança e a Diocese Bragança-Miranda, estando o regulamento do Prémio disponível ao público.
Este prémio literário literário, que associa o nome do Professor Adriano Moreira, pelo seu reconhecido mérito no meio científico e académico da Lusofonia, destina-se a distinguir trabalhos inéditos, originais e não publicados, nas modalidades de poesia, ficção (conto ou romance) e ensaio/estudo. Será atribuído de dois em dois anos, em cerimónia pública, aquando da realização do «Bragança - Encontro da Lusofonia» e “tem como finalidades promover a produção e a criatividade literárias, no âmbito da temática da Lusofonia, valorizar as relações culturais entre Instituições Culturais de Países de língua Oficial Portuguesa e contribuir para a divulgação e prestígio da obra de autores que cultivam a diversidade dos valores culturais e identitários dos Povos da Lusofonia.” Podem concorrer a este Prémio os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou lusófona, maior de idade, versando a temática da Lusofonia, cuja 1.ª edição da entrega ocorrerá em outubro de 2019, no “Bragança - Encontro da Lusofonia”. Os trabalhos a concurso devem ser enviados até ao dia 31 de maio de 2019, para a Academia de Letras de Trás-os-Montes.
Antes de se dar por encerrada a sessão, o senhor Professor Adriano Moreira tomou a palavra, manifestando-se muito emocionado e agradecido por terem escolhido o seu nome para este Prémio, referindo, ainda, todo o empenho que sempre revelou ao longo da vida por Trás-os-Montes.













Sem comentários: