05 março 2014

ASSEMBLEIA GERAL DA ACADEMIA DE LETRAS DE TRÁS-OS-MONTES ATA NÚMERO QUATRO

ASSEMBLEIA GERAL DA ACADEMIA DE LETRAS DE TRÁS-OS-MONTES
ATA NÚMERO QUATRO

Aos catorze dias do mês de setembro de dois mil e treze, pelas dez horas e trinta minutos, reuniu a Assembleia Geral da Academia de Letras de Trás-os-Montes, no Auditório do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, em Bragança, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
Ponto um: Leitura da ata da reunião anterior.
Ponto dois: Aprovação do relatório e contas do exercício de 2013 (março-setembro).
Ponto três: Saudação ao novo sócio honorário António Jorge Nunes.
Ponto quatro: Proposta de listas à Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal da Academia de Letras de Trás-os-Montes.
Ponto cinco: Eleição dos novos órgãos.
Ponto seis: Tomada de posse.
Ponto sete: Outros assuntos.
          No que diz respeito ao primeiro ponto, foi lida a ata da reunião anterior. Tomou a palavra o Vice-Presidente da Direção, Amadeu Ferreira, e colocou à discussão a sugestão de António Sá Gué – criação de um prémio literário, sem dotação financeira - e se se discutia nesta reunião ou na próxima. Em resposta, o Presidente da Direção, Ernesto Rodrigues, referiu que a decisão ficaria a cargo da nova Direção. Posto isto, a ata foi aprovada por maioria, com as abstenções dos associados que não estiveram presentes nessa reunião.
Quanto ao segundo ponto da Ordem de Trabalhos, o Presidente da Direção, Ernesto Rodrigues, leu um texto em jeito de conclusão dos três anos dos órgãos diretivos da Academia. Começou por apresentar o nome dos vários sócios honorários da Academia de Letras até ao momento e referiu que , nesse momento, havia cerca de cem sócios inscritos. Em seguida, enumerou as várias atividades realizadas como, por exemplo, a divulgação de textos e obras de sócios da Academia de Letras de Trás-os-Montes, a homenagem a João Barroso da Fonte no dia vinte e três de março, a semana “ Artes e Livros”, dedicada aos livros e aos escritores, em Bragança, a publicação da Antologia de Raúl Rego, a obra de Padre António Vieira, o início do programa radiofónico, a antologia de autores transmontanos “A Terra de Duas Línguas II”, entre outras.
Passou-se ao ponto dois da Ordem de Trabalhos, e foi realizada  a apresentação das contas relativas aos últimos meses (março-setembro), referindo as receitas (quotas dos sócios e outras) e as despesas. A Academia tem realizado as suas atividades sobretudo com o valor das quotas anuais dos sócios. O saldo, que ficará na conta, é positivo (cerca de novecentos euros). O sócio António Tiza recordou o projeto da realização de dez documentários em DVD de dez escritores transmontanos. Esta proposta será tida em consideração em reuniões próximas de Direção. Todos estes documentos encontram-se, em anexo, nos documentos legais do Conselho Fiscal. Finalmente, o Relatório de Contas foi posto à votação e foi aprovado por unanimidade.
Relativamente ao terceiro ponto da Ordem de Trabalhos, o Presidente da Academia, Ernesto Rodrigues, propôs o nome do Eng. Jorge Nunes como sócio honorário. Todos concordaram com a proposta. O Presidente da Câmara, Eng. Jorge Nunes, dirigiu algumas palavras de agradecimento aos presentes e falou da colaboração entre a Câmara Municipal de Bragança e a Academia de Letras de Trás-os-Montes. Elogiou, ainda, as atividades realizadas, em tão breve tempo, e a qualidade das mesmas.
Passou-se ao quarto ponto da Ordem de Trabalhos da reunião, Proposta de listas à Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal da ALTM. O sócio Amadeu Ferreira tomou a palavra e dirigiu um pequeno discurso a todos os presentes. Começou por agradecer a preocupação de todos pela sua saúde, nos últimos meses, e a importância desse apoio. Referiu, seguidamente, o orgulho de ter estado na Comissão Instaladora e na Direção da Academia e honrou o convite do Presidente da Câmara, aquando do repto da criação desta Academia. Elogiou o Presidente da Direção, Ernesto Rodrigues, e o Presidente da Assembleia Geral, António Manuel Pires Cabral, e as formas como sempre dirigiram todos os trabalhos e a seriedade apresentada. Finalmente, referiu que aceitava a inclusão do seu nome na lista para a presidência da Direção da Academia, proferindo um agradecimento a todos os presentes e solicitando empenhamento aos sócios para o trabalho futuro. Posto isto, Amadeu Ferreira apresentou a lista com os respetivos nomes ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, António Manuel Pires Cabral. Os nomes indicados foram os seguintes: Assembleia Geral – Ernesto Rodrigues, Maria da Assunção Anes Morais e Idalina Brito; Conselho Fiscal – Rogério Rodrigues, António Chaves e Alfredo Cameirão; Direção – Amadeu Ferreira, António Pinelo Tiza, Maria Hercília Agarez, Isabel Alves e Fernando Mascarenhas.
Relativamente ao quinto ponto da Ordem de Trabalhos, Eleição dos novos órgãos, procedeu-se à votação por voto secreto. Na Assembleia estavam vinte e um eleitores, que votaram na sua totalidade, tendo sido eleita por unanimidade a lista encabeçada por Amadeu Ferreira (Presidente da Nova Direção).
Finalmente, quanto ao sexto ponto, procedeu-se à tomada de posse de todos os elementos dos órgãos sociais: Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direção.
Na parte final da reunião, abriu-se um espaço para os outros assuntos. O sócio António Tiza referiu que a conta bancária tinha sido aberta em Macedo de Cavaleiros e pretendia-se que fosse transferida para Bragança por questões logísticas, temporais e geográficas. Desse modo, solicitou a todos os elementos eleitos o favor de assinarem a folha do ato eleitoral para a entidade bancária. Finalmente, o sócio Barroso da Fonte propôs um voto de louvor à Direção cessante e a todos os seus membros. O Presidente da Mesa, António Manuel Pires Cabral, colocou a proposta a votação, sendo aprovada por unanimidade.
A ata desta reunião foi lida e aprovada, em forma de minuta, por unanimidade.
E, nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata, que vai ser assinada por mim, Maria da Assunção Anes Morais, na qualidade de Secretária, e pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, António Manuel Pires Cabral.

O Presidente:
A secretária:

Sem comentários: