24 fevereiro 2016

MONTALEGRE: Bento da Cruz homenageado na autarquia


O concelho de Montalegre voltou a render homenagem, no passado sábado, ao maior escritor do Barroso. Desta vez, foi apresentado publicamente, no salão nobre da autarquia, o livro "In Memoriam - Bento da Cruz", projeto que aparece no âmbito de um protocolo de cooperação entre a Câmara de Montalegre e a UTAD, através dos ciclos de estudos em Ciências da Cultura.
 
A Academia de Letras de Trás-os-Montes esteve representada, na pessoa do seu presidente, Dr. António Chaves, que se pronunciou desta maneira sobre o autor:
 
«Foi a maior biblioteca e a maior memória de Barroso. O maior exemplo de dignidade e de respeito com que nos ensinou a ver a nossa terra, a saber apreciar a paisagem, a vida animal, o cantar dos pássaros, o sentido de existência e a força e a beleza do carácter das pessoas que aqui viveram. Foi um mestre em tudo isso. Marcou uma época, marcou um tempo e princípios que não desaparecem. Para ele, Barroso era a terra mais bonita de Portugal. Ensinou-nos essa visão e essa é a maior lição que nos deixou».

Sem comentários: