02 fevereiro 2016

BARROSO DA FONTE RECEBE PRÉMIO NACIONAL DE POESIA


O livro "Poesia, amoras & presunto", de Barroso da Fonte, foi distinguido com o "Prémio Nacional de Poesia Fernão de Magalhães Gonçalves 2015". A sessão de exaltação à obra decorreu na sede do Ecomuseu de Barroso reunindo muitos familiares e amigos do autor barrosão.

Decorreu na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, a cerimónia de entrega do "Prémio Nacional de Poesia Fernão de Magalhães Gonçalves 2015" ao escritor Barroso da Fonte. Trata-se de um galardão anual atribuído pela editora Tartaruga, instituído pelas câmaras municipais de Chaves e Murça, que tem dado a conhecer muitos dos autores contemporâneos, nomeadamente os trasmontanos.

No final da sessão, o autor mostrou-se muito satisfeito por ver o espaço preenchido de familiares e amigos: «sinto-me muito emocionado e até confuso». Surpreendido, explicou que «não esperava ver tanta gente e muito menos receber este prémio». Sobre o livro, Barroso da Fonte esclareceu que «retrata 50 anos de vida poética com uma dedicação especial a Barroso» e comtempla «temas rústicos como as amoras e a gastronomia» por isso «Montalegre está aqui muito bem representado».
 
Por sua vez Manuela Morais, da editora Tartaruga, justifica a escolha deste ano fazendo-a «coincidir com as bodas de ouro do autor». Manuela Tender, deputada na Assembleia da República, fez questão de estar presente e expôs o que a motivou: «vim com muito gosto porque é um homem que admiro bastante, com uma vastíssima produção literária na preservação e da nossa cultura e património. É um prémio mais do que merecido».
 
No final, Nuno Rodrigues, responsável pelo Ecomuseu de Barroso, declarou: «estamos muito contentes pelo facto de esta homenagem ter decorrido neste espaço onde está representada a cultura da nossa terra».

novembro 2015
 

Sem comentários: