11 maio 2016

SABROSA: "Reino Maravilhoso" da Literatura

Decorreu, de 4 a 7 de maio, no Espaço Miguel Torga em S. Martinho de Anta, a segunda edição do Festival Literário Encontradouro-Literatura e Territórios e cujo evento se estendeu aos Agrupamentos de Escolas Morgado de Mateus e Miguel Torga. Sabrosa mais uma vez vincou o seu papel difusor cultural na região consubstanciado num evidente processo evolutivo através da produção e promoção de vários eventos.
Durante este importante acontecimento cultural, que envolveu centenas de pessoas e contou com um excelente naipe de escritores, a literatura foi a temática dominante consociada com o território, ou seja o mote principal do evento e com ações também direcionadas para a comunidade escolar.
Um dos promotores e organizadores do ENCONTRADOURO, Francisco Guedes explicou a razão da sua aposta numa zona do interior. “ Queremos fazer de Sabrosa na região e no País, um grande polo cultural de vocação literária e associar a este processo também as escolas e os escritores convidados para o evento”.
Alguns dos escritores presentes, nomeadamente, Cristina Carvalho e Miguel Real realizaram palestras no Agrupamento de Escolas de Morgado de Mateus em Vila Real, acentuando assim o traço descentralizador deste evento e aglutinando à sua volta a comunidade escolar e criando estímulos à leitura. Também o Agrupamento de Escolas Miguel Torga em Sabrosa recebeu com alegria a presença do escritor timorense, Luís Cardoso, que perante os alunos do 8º ano narrou experiencias e histórias de vida resultando num excelente momento.
A 2ª Edição do ENCONTRADOURO foi oficialmente encerrada com a intervenção do embaixador Francisco Seixas da Costa que na sua intervenção fez “viajar”, com humor, o público presente através das assimetrias do desenvolvimento regional e da vigência de políticas centralistas das quais as regiões do interior têm sido alvo. Uma interessante abordagem da importância da dimensão local.

Sem comentários: