31 maio 2016

MESÃO FRIO: Feira do Livro

Arrancou na passada sexta-feira, dia 27 de maio, mais uma edição da feira do livro, na Porta do Douro, e que se prolongou até ao dia 28 de maio, no pavilhão multiusos municipal de Mesão Frio, onde as várias editoras se fizeram representar.  
 
Durante dois dias, o certame promovido pela Câmara Municipal dinamizou diversas atividades lúdico-pedagógicas e foi visitado pelo público em geral, especialmente pelas centenas de alunos do agrupamento de escolas de Mesão Frio. A par deste certame, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mesão Frio levou a cabo uma exposição ilustrativa, no âmbito do mês da prevenção dos maus tratos na infância e juventude.  
 O encontro com a ilustradora Carla Anjos, da obra «A princesa Aurora», coincidiu com a abertura da feira e destinou-se às crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ano do Ensino Básico. Ao início da tarde, Carla Anjos, ilustradora e também escritora da obra «A marioneta bailarina», voltou a estar junto dos alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos, do ensino básico, para lhes falar acerca da sua obra. Pelas 21h30, foi levada a cena a peça «A farsa de Inês Pereira», pelo grupo de teatro Filandorra – Teatro do Nordeste, que representou a comédia escrita por Gil Vicente e que retrata o comportamento amoral da degradante sociedade da época. 
 No segundo e último dia da feira do livro de Mesão Frio, o pintor Luís Cortês dinamizou um atelier de pintura e durante toda a tarde, houve pinturas faciais. Para promover a leitura junto dos mais novos, cerca das 16 horas, decorreu a hora do conto «O direito das crianças», de Luísa Ducla Soares e um atelier temático dinamizado pela biblioteca municipal. A feira encerrou com um grande espetáculo, que contou com casa cheia, para o concerto do coro infantil dos pequenos cantores de Mesão Frio e para a atuação do grupo Bibliodance, da oficina de dança da biblioteca municipal. 
 No final das atuações, o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira, parabenizou os jovens: “Em Mesão Frio há talento e estas atividades são também uma forma de complementar o trabalho que é feito no nosso agrupamento de escolas e que tem dado os seus frutos. Prova disso mesmo, é que o agrupamento de escolas reduziu significativamente a sua taxa de retenção e abandono escolar e marcou presença no último parlamento jovem”, destacou com satisfação, dirigindo um agradecimento ao público presente, aos pais e encarregados de educação.  
 A autarquia de Mesão Frio tem procurado que esta manifestação cultural seja um incentivo à promoção da leitura, especialmente junto dos mais novos, proporcionando o encontro do leitor com o escritor e desta forma, incutir hábitos de leitura. 
 



Sem comentários: