08 fevereiro 2014

Livros e Autores Transmontanos,por Barroso da Fonte

43 capas de livros de autores transmontanos.Foto de arquivo.
 Indiferentes à crise os Transmontanos teimam em demonstrar que a cultura sobrevive e cada vez mais se afirma como luz da humanidade. De Chaves a Bragança, de Mirandela à Régua, de Vilar de Perdizes a Sabrosa tudo mexe. Os ciclos viciosos revelam-se mais em alturas destas. O poder político confronta-se com heranças falidas. A cultura é a primeira vítima. Os criativos multiplicam-se e essa sementeira revela-se em obras de arte: livros, pintura, escultura. Ao vazio central falta o que se procura no poder local. Mas a crise toca a todos. E até aquilo que durante anos foi a voz do povo anónimo, é hoje o espelho da magreza social. Refiro-me aos jornais regionais que prestam altíssimos serviços e que custam os olhos da cara a quem os gere e produz.
Trás-os-Montes e Alto Douro, antes e depois da revolução dos cravos, teve órgãos desses às dúzias.
Faziam falta aos emigrantes, aos industriais, aos empresários da modernidade, às instituições públicas, ao cidadão que gosta de andar bem informado e a tempo e horas. De repente todas essas classes ficam órfãs. Quem criou e geriu essas vozes públicas não resistiu às tempestades. Foram muitas, diversificadas e terríveis. O país sofreu um abalo sísmico. As regiões empobreceram. E nem sequer podem manifestar-se, de alegria ou de tristeza, por essas transformações que repercutiam o pensamento que fecundava a alma das gentes e entoava hinos ao criador.
Chaves tem hoje apenas um jornal. Bragança tem dois, tantos como Vila Real. Mirandela dois. Régua e Vila Pouca cada um seu. Boticas 1, Valpaços dois e Montalegre três. Só falo dos que conheço. E cito-os para os elogiar pela coragem dos seus responsáveis a quem todos devemos bater palmas. Já que sustentar um jornal regional em zonas do interior, custa tanto como mandar um foguetão ao espaço. Se esqueço algum é por ignorância.
Uma classe que muito sente essa falta é dos criativos. Eles e os órgãos de informação são aliados naturais. Os autores dos grandes centros urbanos não sentem essa falta. Têm as televisões, as rádios e os jornais que se atropelam. Cada vez que um intelectualóide dá um espirro, inicia o seu ciclo ascensional de efemeridade. Logo vem a turba multa mediática apregoá-la como obra de arte. Fabricam-se assim, os compadres, as comadres, as uniões de facto do oportunismo saloio que tão pernicioso tem sido ao país real.
Afloro este tema para exaltar os jornais que vão resistindo e que, apesar de toda a sua solidariedade, nem sempre podem garantir o espaço (ou tempo de antena) que os autores merecem. Esta é a síntese dos chamados ciclos viciosos que a crise nacional implementou, graças aos políticos que temos. Atento ao que se vai editando, sempre me alegrei com o número e qualidade daquilo que vai surgindo através dos criativos que não nascem em Lisboa, Porto e arredores. De quanto me chega procuro dar eco para que se saiba quem e que progresso vamos tendo. Ficam os nomes e títulos de alguns desses exemplos:
Alexandre Parafita surpreendeu-nos, desta vez com um ensaio biográfico a que chamou: A Máscara do Demo. O ressurgir de um bispo português que se chamou Frei João da Cruz, da Ordem dos Carmelitas Descalços que «governou com mãos de ferro, em meados do século XVIII, as dioceses do Rio de Janeiro e de Miranda do Douro».Obra admirável, enriquecedora e a não perder.
Ernesto Rodrigues (Torre de D. Chama) igualmente docente universitário e presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes. Um romance sobre a poderosa Casa de Bragança que teve os seus fortes e longínquos alicerces em todo o Norte do País até Vila Viçosa. Oportuna reconstrução histórica destes 600 anos de existência transcendental. A este livro de leitura obrigatória aumente-se A Terra de duas Línguas II Antologia de Autores Transmontanos. Ernesto Rodrigues e Amadeu Ferreira, duas personalidades académicas de referência nacional, que puseram a Academia de Letras de Trás-os-Montes em linha de alta velocidade. São 55 autores que em Português e em Mirandês que ficam registados a chave de ouro.
António Jorge Nunes, autarca Brigantino reuniu em 384 páginas a chancela da sua faina concelhia. O melhor testemunho de Gestão do Município de Bragança entre 1998 e 2013, mostrando como se empreende e executa, desafiando o futuro. Honra e glória a quem colocou Bragança no Mapa.
Jorge Lage reapareceu com Memórias da Maria Castanha, última investigação sobre o tema que o transformou no mais esclarecido autor sobre a castanha. O vocabulário, a variedade, as expressões, os provérbios, as receitas tradicionais e outros saberes etnográficos acerca do castanheiro passam por aqui. Este tema é sinónimo de riqueza Transmontana e este Autor tem vindo a tratar, com olhos de quem sabe e quer promover aqueles que desprezam uma riqueza à vista dos olhos.


Sem comentários: