19 outubro 2018

Grémio Literário Vila-Realense


"Encontro de Escritores Trasmontanos e Alto-Durienses"

No passado dia 6 de outubro, o Grémio Literário Vila-Realense promoveu mais uma edição do “Encontro de Escritores Trasmontanos e Alto-Durienses”, que se realizou no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira, Vila Real.
Após a receção aos participantes e entrega de documentação, a sessão de abertura contou com as boas-vindas do Diretor do Grémio Literário Vila-Realense, A. M. Pires Cabral. Seguiu-se a comunicação intitulada “Trindade Coelho: do berço à atualidade”, proferida por Ernesto Rodrigues, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre várias abordagens, apresentou um percurso biobibliográfico de Trindade Coelho, escritor natural de Mogadouro. Foram destacadas as várias facetas de intelectual, jornalista, político, homem do povo e várias das suas obras como “Os Meus Amores” e “In Illo Tempore”.
A segunda intervenção da manhã, dedicada a Amadeu Ferreira, contou com a presença da investigadora e autora do livro “O Fio das Lembranças. Biografia de Amadeu Ferreira” (2015), Teresa Martins Marques. Abordou, essencialmente, a faceta humanista e intelectual deste notável transmontano. Sublinhou, ainda, a inteligência, a honestidade e o altruísmo de Amadeu Ferreira, fazendo dos problemas um desafio para os ultrapassar. Foi um homem de causas, destacando-se a sua defesa da língua mirandesa.
Seguiu-se, de imediato, uma visita à exposição “Amadeu Ferreira e o Grémio Literário Vila-Realense”, aproveitando-se este momento para uma pausa para café e convívio.
Quase no final da manhã, Assunção Anes Morais, presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes, apresentou a coletânea “Gentes e Lugares – Contos e Contas de Autores Transmontanos” (2018), que conta com a participação de trinta e seis associados. Referiu as iniciativas da Academia, os seus objetivos principais, baseados na criação literária e na divulgação dos escritores transmontanos. Depois da apresentação da obra em Bragança, Fafe e Mirandela, chegou a vez de Vila Real. Nesta obra, as identidades e o território são uma presença em todos os textos.
O Encontro terminou com um almoço de confraternização, com variados e ricos pratos vila-realenses, que permitiram conhecer a gastronomia transmontana. Durante este momento de convívio, Alfredo Cameirão, presidente da Associaçon de la Lhéngua i Cultura mirandesa, fez uma intervenção sobre a importância do mirandês, em língua mirandesa, deliciando todos os presentes, referindo, na sua intervenção, curiosidades interessantes sobre o nascimento e as particularidades da língua.
Além da grande participação de escritores transmontanos neste Encontro, destacam-se, ainda, os quatro intervenientes que são associados da Academia de Letras de Trás-os-Montes.
No final, todos ficaram com a certeza que foi um evento magnífico de convívio, de troca de experiências literárias e de enriquecimentos cultural.
A Direção da ALTM











Sem comentários: