03 março 2016

BRAGANÇA: Museu da Língua Portuguesa deverá nascer em Bragança

O equipamento cultural está projectado para os antigos Silos, junto ao IPB.
O projecto de criação do Museu da Língua Portuguesa, a nascer em Bragança, está a ser elaborado e espera-se que obtenha financiamento de fundos comunitários. O plano, tanto do ponto de vista científico como organizacional, já está pronto, estando o processo a ser gerido pela Associação Promotora do Museu, constituída notoriamente, em Setembro de 2014, e que é composta por três entidades, a Academia de Ciências, Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e Câmara Municipal.
O espaço deve nascer nos antigos Silos da EPAC na cidade, que pertencem ao IPB, e serão cedidos para este efeito.
De acordo com o município, a empreitada está orçada em 3,5 milhões de euros, não estando ainda o projecto fechado.
De acordo com o escritor e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Ernesto Rodrigues, que desde início esteve ligado a esta ideia, a pedido de Adriano Moreira, o nascimento desta iniciativa em Bragança justifica-se “plenamente, por ser uma capital de distrito, que é terra de duas línguas. É a única no país cujo distrito tem duas línguas, e o mirandês sendo minoritária é também nacional”.
O director do Centro de Literaturas e Cultura Lusófonas e Europeias, considera que “haverá do lado de lá da fronteira um interesse, que irá para além do turismo, que permitirá trabalhar questões da língua da cultura e da literatura”.

Jornal Nordeste


Sem comentários: