25 outubro 2019

VILA REAL - Entrega do Prémio Literário António Cabral

VILA REAL
Grémio Literário Vila-Realense. - 12 de outubro de 2019
2.ª parte: Entrega do Prémio Literário "António Cabral - 2019" pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, Eng. Rui Santos, ao vencedor João Carlos Costa da Cruz, com o original “Não fosse o tumulto de um corpo” apresentado sob o pseudónimo de António Arede.

O júri do Prémio António Cabral foi constituído por Isabel Alves (Professora da UTAD), Assunção Anes Morais (Professora do Ensino Secundário e Presidente da ALTM) e Henrique Morgado (Professor do Ensino Secundário).
Estiveram presentes, na entrega do Prémio, Eva e Alzira Cabral, filha e viúva do poeta.
O Júri justificou a sua decisão com o facto de «se tratar de uma obra que revela uma forte sensibilidade poética e inegável qualidade linguística, imaginativa e musical». O original vencedor é, ainda na perspectiva do Júri, «uma obra que, no rigor das suas palavras e no seu fulgor imaginativo, convida a uma leitura atenta e sempre nova do mundo».
O Prémio Literário 'António Cabral’, instituído bienalmente pela Câmara Municipal de Vila Real, pretende ser uma homenagem ao grande poeta do Douro. À edição deste ano, concorreram cerca de 130 originais, muitos dos quais de poetas brasileiros. O Júri deixou ainda em acta a indicação de que se trata de um conjunto amplo de trabalhos de grande qualidade.


















Sem comentários: