11 fevereiro 2019

Coletânea 2019


ACADEMIA DE LETRAS DE TRÁS-OS-MONTES
COLETÂNEA DE TEXTOS
REGULAMENTO

1 – A Academia de Letras de Trás-os-Montes (ALTM) promove, em 2019, a publicação de uma Coletânea de Textos. De acordo com o estabelecido no artigo 3.º e na alínea f) do artigo 4.º do capítulo II dos seus Estatutos, esta iniciativa insere-se na finalidade de estimular a produção literária de autores transmontanos.
2 – Nesta Coletânea, só podem participar os autores que sejam membros efetivos da ALTM, com as quotas em dia.

3 – O trabalho deve ser apresentado em língua portuguesa e/ou em língua mirandesa, sob a forma de texto literário (narrativo, dramático ou poético) ou texto não literário (biografia, memória, carta, crónica, artigo de opinião), com incidência obrigatória em figuras carismáticas, anónimas ou conhecidas, oriundas da região transmontana e alto-duriense.

4 – Os participantes devem enviar apenas um texto literário ou não literário inédito (não publicado em qualquer suporte de papel, nem em plataformas digitais), em formato editável, redigido em tipo de letra Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 linhas, não podendo exceder cinco páginas A4.

5 – Com o trabalho, deve ser remetida uma breve nota biobibliográfica, não excedendo 20 linhas (tipo de letra Times New Roman, tamanho 12), com espaços e títulos incluídos, e uma fotografia pessoal, com boa resolução, para inclusão na Coletânea, em ficheiro separado (formato jpg, png ou tiff).

6 –A veracidade dos dados biobibliográficos fornecidos, assim como a autenticidade do texto enviado para publicação, nesta Coletânea, são da inteira responsabilidade de cada participante, devendo ser enviada, com o trabalho, a declaração elaborada para este efeito.

7 – O não envio da nota biobibliográfica e/ou da fotografia pessoal pressupõe que o autor não estará interessado na sua divulgação, pelo que, neste caso, os elementos em falta não serão incluídos na obra.

8 – O prazo para envio do trabalho literário e dos restantes elementos solicitados termina dia 15 de março de 2019.

9 – O texto, a nota biobibliográfica e a fotografia devem ser enviados, por correio eletrónico, para o endereço da Academia, academiadeletrasosmontes@gmail.com, indicando no assunto “Coletânea de Textos 2019”.

10 – Os participantes, que por alguma razão não possam fazer o envio por correio eletrónico, devem remeter, via correio postal, o seu trabalho literário, a nota biobibliográfica e a fotografia, para o endereço:
Academia de Letras de Trás-os-Montes
Centro Cultural Municipal Adriano Moreira
Praça Camões
5300-104 Bragança

11 – A Direção da ALTM reserva-se o direito de não aceitar as participações que não obedeçam aos critérios definidos (forma e conteúdo).

12 – Os participantes comprometem-se a adquirir 2 (dois) exemplares da Coletânea pelo preço de 20,00 (vinte) euros. O valor indicado não inclui encargos de expedição, nem portes de correio.

13 – O lançamento da obra terá lugar durante o Festival Literário de Bragança 2019. A apresentação pode ocorrer noutras localidades, por iniciativa da Direção da ALTM, integrada ou não em eventos literários e culturais, ou por iniciativa de membros da ALTM que revelem esse interesse e se disponibilizem para a sua organização, contando, naturalmente, com a Direção da ALTM.

14 – No caso de impossibilidade de comparência em qualquer um dos eventos programados, a ATLM compromete-se a enviar os exemplares via correio postal, se solicitado pelos interessados, acrescentando os custos adicionais de envio.

15 – O pagamento dos exemplares deverá ser efetuado por transferência bancária para a conta da ALTM – IBAN/NIB PT50 0035 0417 0002 3749 4303 5, da qual deve ser enviado comprovativo, com menção do nome do sócio, via correio eletrónico, ou por cheque bancário em nome da Academia de Letras de Trás-os-Montes, até ao dia 01 de maio de 2019.

16 – A participação nesta Coletânea implica a aceitação de todos os itens deste regulamento.

17 – Os casos omissos neste regulamento serão analisados e resolvidos pela Direção da ALTM.

Bragança, 21 de janeiro de 2019.

A Direção da Academia de Letras de Trás-os-Montes

Sem comentários: