20 novembro 2018

ALTINO CARDOSO PUBLICA ENSAIOS SOBRE ESCRITORES DURIENSES


Depois de, ainda muito recentemente, ter publicado dois livros (400 Canções próprias reunidas, em que colige quatro centenas de composições musicais de sua autoria, e Monsenhor Ângelo Minhava – O músico e o pedagogo), em que homenageia Mons. Minhava, desaparecido em 2017, Altino Moreira Cardoso dá à estampa nova obra, intitulada Abordagens (Ensaios literários).
Nela, o Autor — ele próprio um escritor do Douro, embora radicado em Mem Martins — apresenta três ensaios sobre outros tantos escritores durienses: Agustina Bessa-Luís, António Cabral e João de Araújo Correia.
Considerando a intensa actividade intelectual de Altino Cardoso, A. M. Pires Cabral, que prefacia o livro, escreve: «O Dr. Altino Moreira Cardoso é um desses homens que nascem com um desejo insaciável de deixar obra feita, digamos assim. O seu espírito só está bem a remexer nisto e naquilo. Hoje compõe uma canção sobre um poema, seu ou alheio. Amanhã escreve um ensaio. Depois de amanhã redige um artigo de jornal. No dia imediato estuda a obra dum escritor. No dia imediato investiga, recolhe e comenta o cancioneiro popular. No dia imediato volta-se para o teatro e cria um auto. No dia imediato lavra uma biografia. No dia imediato um manual escolar. Etc.»


Sem comentários: