10 julho 2018

Divulgação da Apresentação em FAFE

Coletânea “GENTES E LUGARES – Contos e Contas de Autores Transmontanos”

Decorreu no passado dia 29 de junho, pelas 21:30 horas, Na Biblioteca Municipal de Fafe, a apresentação da Coletânea  “GENTES E LUGARES – Contos e Contas de Autores Transmontanos” pelo Núcleo de Artes e Letras de Fafe e a Academia de Letras de Trás-os-Montes.
A noite teve início com a excelente atuação do quinteto de sopros da Academia de Música José Atalaya, liderado pelo professor Rui Martins, que abrilhantou a sessão literária. Após este momento, foi visualizado um breve documentário sobre Trás-os-Montes com a leitura do trecho torguiano “Um Reino Maravilhoso”.
Seguiu-se a abertura formal do evento pelo Presidente do Núcleo de Artes e Letras de Fafe e sócio da Academia, Artur Coimbra, que falou da importância destas iniciativas, das raízes transmontanas, principalmente barrosãs, e da sua ligação às artes e letras.
Prosseguindo, a Presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes, Assunção Anes Morais, após ter felicitado os presentes, referiu as iniciativas da Academia, os seus principais objetivos, assim como a importância de divulgar o trabalho literário dos escritores transmontanos, através da publicação de coletâneas, como é o caso da obra GENTES E LUGARES, na qual participaram 36 associados.
O sócio da Academia e natural do concelho de Alfândega da Fé, Carlos Afonso, fez a apresentação da obra, destacando, assim, alguns autores dos 36, lendo, também, alguns excertos mais emblemáticos. Finalmente, foi aberto um debate entre o público e a plateia, no qual se privilegiaram o território e a identidade.
Foi um momento cultural muito interessante que contou, ainda, com a participação de vários associados da Academia, que se deslocaram de Braga e de Guimarães, e assinalaram a sua presença num evento literário de promoção de escritores transmontanos.


















Sem comentários: