04 abril 2016

CHAVES I Encontro Luso-Galaico de Escritores decorre dias 15, 16 e 17 de abril

 
Nos dias 15, 16 e 17 de abril, Chaves vai promover um encontro de escritores portugueses e galegos. O projeto é um dos vencedores do Orçamento Participativo do município (edição de 2015). O encontro foi apresentado, dia 4 de abril, em conferência de imprensa.

 

“Ponte Escrita” reunirá na cidade flaviense, durante 3 dias, cerca de duas dezenas de escritores, de Portugal e da Galiza, para visitar a cidade, participar em encontros com alunos das escolas, conversas, sessões de poesia e/ou contos abertas ao público.

 

Deste encontro resultará, com a participação de todos os escritores convidados, um livro de contos que será editado no final deste ano. Cada escritor terá como ponto de partida um local da cidade, mas total liberdade para a sua criação literária. Nascerá assim o primeiro roteiro literário flaviense que será uma forma diferente de ver a cidade, para quem cá vive, e de guiar o olhar do turista que visita a cidade.

 O ilustrador Richard Câmara fará o Diário Gráfico de todo o Encontro a partir da viagem de comboio que terá Madrid como ponto de partida e regresso, bem como um workshop e diário gráfico com alunos e público.

Decorrerá ainda uma exposição/feira do livro dos escritores presentes e transmontanos, a cargo da livraria “Traga Mundos”, instalada na Biblioteca Municipal de Chaves.

Os escritores visitarão as principais escolas da cidade e contactarão com alunos e professores.

Merecem especial destaque as duas sessões abertas ao público: dia 15 (sexta-feira) jantar e serão cultural na Adega Faustino (inscrições no local) e dia 16 (sábado) “Impressões de uma cidade”, com a presença de todos os escritores, moderada por João Morales, no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.

Recorde-se que a iniciativa foi a vencedora da ação “Promoção e Dinamização - Projetos de âmbito Social, Cultural e Desportivo” do Orçamento Participativo (OP) 2015, com 192 votos, e um orçamento de 15 mil euros, e pretende incentivar a leitura e a escrita, bem como divulgar a cidade nos seus aspetos culturais.

 Escritores Participantes: 

Anton Cortizas Amado; Cristina Carvalho; Elena Gallego Abad; Francisco José Viegas; Herculano Pombo; Inma López; João Madureira; José Carlos Barros; Tiago Salazar; José Fanha; Manuel Araújo; Nuno Camarneiro; Olinda Beja; Paulo Moreiras; Rita Taborda Duarte; Richard Câmara; Rui Vieira.

Programa

15 , 16 e 17 de Abril

Visita a locais e património

 

15 de Abril (sexta-feira)

Encontro de escritores com os professores e alunos das escolas da cidade (todo o dia)

16h00 - Workshop de desenho em diário gráfico “Ponte Descrita”, na Biblioteca Municipal

17h00 - Receção dos escritores pelo Presidente da Câmara e Alcalde de Verín;

20h00 - Jantar e serão cultural com os escritores e população, no Restaurante Adega Faustino (inscrições no local)

 

16 de Abril (sábado)

9h00 - Workshop de desenho em diário gráfico “Ponte Descrita”, com alunos e população (todo o dia)

21h00 - Tertúlia com escritores e população “Impressões de uma Cidade”, no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso

 

17 de Abril (domingo)

10h00 - Visita-guiada ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso e sede da Eurocidade Chaves-Verín

13h00 - Almoço de encerramento

 


Sem comentários: