31 março 2015

RELATÓRIO DE ATIVIDADES Ano de 2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES
Ano de 2014

            Dando seguimento ao Plano de Atividades aprovado para o ano de 2014, foi elaborado o presente Relatório o qual pretende sintetizar o conjunto das atividades desenvolvidas tendentes ao cumprimento dos objetivos definidos para o período anual em questão.

1.      Documentários sobre escritores transmontanos
Conforme o compromisso assumido nas duas últimas reuniões da Assembleia Geral, o realizador Leonel Brito concluiu os trabalhos de realização dos seguintes escritores transmontanos:
- Bento Gonçalves da Cruz;
- João Barroso da Fonte;
- António Lourenço Fontes;
- António Manuel Pires Cabral;
- António Passos Coelho;
- Hirondino da Paixão Fernandes
- António Modesto Navarro;
- Júlia Guarda Ribeiro.  
- Adriano Moreira.
            Para concluir a produção desta primeira série de dez documentários fica apenas em falta o referente a Rentes de Carvalho que se mostrou disponível para o efeito mas que, segundo ele próprio nos informou, se encontrava nos últimos meses do ano transacto, numa situação delicada em temos do seu estado de saúde. Logo que possível, retomaremos a conclusão deste trabalho.
            Convém lembrar, por ser de inteira justiça, que alguns destes trabalhos foram apoiados financeiramente por algumas das câmaras municipais de cujos municípios são oriundos os escritores: Bragança, Vila Real e Montalegre. Igualmente, obtivemos um subsídio monetário da Direção Regional da Cultura do Norte.

2.      Produção e emissão do programa Academia de Letras
Foi dada continuidade à produção e emissão do programa Academia de Letras na Rádio Brigantia; trata-se de um tempo de conversa com os escritores, autores, poetas ou investigadores nossos associados, de reflexão sobre as suas obras, projetos e sobre as suas vivências. Com a duração aproximada de 50 minutos e periodicidade mensal. No ano de 2014, foram os seguintes os autores que nele participaram:
- António Sá Gué
- António Júlio Andrade
- António Fortuna
- António Monteiro
- Alexandre Parafita
- Antero Neto
- Hirondino Fernandes
- António Afonso
- Joaquim Ribeiro Aires
- A. M. Pires Cabral
- Virgínia do Carmo e Casimiro Fernandes (Dia do Livro e do Livreiro)
- Ernesto Rodrigues

3.      Artes e Livros
Organização, em parceria com a Câmara Municipal de Bragança, do evento literário “Artes e Livros”, de 11 a 14 de junho. Durante os quatro dias do evento, foram lançados ou apresentados cerca de uma vintena de livros de autores transmontanos e de outros escritores. Foram também apresentados os documentários de Hirondino Fernandes e Júlia Ribeira.
No âmbito da programação deste evento foi realizada uma sessão de homenagem ao Dr. Hirondino Fernandes, que incluía a referida apresentação do documentário e a intervenção do homenageado e de outros associados, participantes, amigos…

4.      Homenagem: “40 anos de vida literária de Ernesto Rodrigues”
Uma organização conjunta da Academia e da Câmara Municipal de Bragança, realizada no dia 13 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Bragança. Do programa, salienta-se:
- a intervenção do professor José Eduardo Franco;
- a mesa redonda com colegas e amigos do homenageado;
- a apresentação do livro Passos Perdidos de Ernesto Rodrigues;
- a apresentação do documentário “Ernesto Rodrigues – 40 anos de vida literária”;
- as exposições: Bibliografia de Ernesto Rodrigues e “Bragança – anos 1970/2014”.

5.      Antologia de Autoras Transmontanas
Efetuou-se uma parte substancial do trabalho da organização da Antologia de Autoras Transmontanas, a cargo das nossas associadas Hercília Agarez e Isabel Alves, um trabalho que reúne 28 escritoras e que virá a lume no decorrer do ano de 2015.

6.       Blog da Academia
A dinamização do blog da Academia, para além das intervenções que vinham sendo efectuadas, foi possível pelas novas participações, nomeadamente, a publicação dos programas de rádio, o que permite a sua audição a todos os interessados, mesmo em regiões ou países que estão fora do alcance das emissões da rádio Brigantia. Por outro lado, têm vindo a ser inseridos no blog textos vários de autores que, para o efeito os disponibilizam.

7.      Arquivo documental do Padre António Lourenço Fontes
Realizou-se no dia 30 de junho, em Vilar de Perdizes, uma reunião, que havia sido solicitada pela Direção da Academia e que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, do Padre Lourenço Fontes e do Vice-Presidente da Direção da Academia, a fim de estudar uma solução para o vasto arquivo bibliográfico deste autor barrosão.

8. A Academia, por intermédio dos membros da sua Direção, sempre que solicitada ou por iniciativa própria, marcou presença em vários eventos literários, nomeadamente os que diziam respeito a apresentações de livros dos seus associados.

Em face do exposto, a Direção considera que foram cabalmente atingidos os objetivos definidos no respetivo Plano de Atividades, pelo que deliberou apresentar o presente Relatório, para sua aprovação, à Assembleia Geral a realizar em 28 de março do corrente ano.

Bragança, 26 de Janeiro de 2015


A Direção

Sem comentários: